BREVE HISTÓRICO DA FUNDAÇÃO DA AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA MARCIUS DA ANUNCIAÇÃO DIAS - Nº 3430

      Quando uma família se forma, ela alimenta o sonho da união permanente, de que todos vivam sempre em união. Os filhos crescem e começam a reivindicar seu próprio espaço. Os pais, no início se surpreendem e lutam para evitar o inevitável: que seus filhos vão embora e vão gerir suas próprias vidas e criar suas novas famílias. Por fim, os pais se sentem orgulhosos, eles criaram seus filhos para o mundo e percebem que eles estão prontos para enfrentarem seus próprios desafios.


      Na família maçônica este fenômeno se repete. A Loja Mãe cria seus rebentos que, como adolescentes se transformam em adultos, resolvem que está na hora de caminharem com os próprios pés, um dia vão sair de casa e fundar suas próprias Lojas.


      A iniciativa de fundação da loja se deu através do irmão Rosalvo Geraldo da Silva, que procurou os irmãos Marcius Alexandre Dias, Valdir Alves, Roberto Fagundes, Eneo Bernardes, Sílvio Barbosa e Auristelo Nascimento, isto é, sete irmãos, número perfeito para se fundar uma Loja. Sabedores da intenção de fundação da Loja, os Irmãos Willian Guimarães Madeira, Marlúcio de Oliveira e José Francisco de Oliveira aderiram à ideia e se uniram àqueles Irmãos.


      Em março de 2002, os Irmãos Enio Bernardes de Faria, Silvio Eli Barbosa, Rosalvo Geraldo da Silva, Auristelo Luiz do Nascimento, José Francisco de Oliveira, Marlúcio de Oliveira, Willian Guimarães Madeira, Valdir Alves de Souza, Roberto Fagundes Resende &Marcius Alexandre Simões Dias, se reuniram na empresa do Irmão Roberto Fagundes no intuito de fundar uma nova Loja Maçônica.


      Após várias reuniões, em 25 de Março de 2002, foi fundada a Loja com o título distintivo de AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA MAÇÔNICA MARCIUS DA ANUNCIAÇÃO DIAS, em homenagem ao Irmão Marcius da Anunciação Dias, falecido em 18 de Junho de 1994.


      A Loja Marcius da Anunciação Dias teve a composição de sua primeira diretoria:Venerável – Marcius Alexandre Simões Dias; 1º Vigilante – Marlúcio de Oliveira; 2º Vigilante - Auristelo Luiz do Nascimento; Orador – Willian Guimarães Madeira; Secretário – Rosalvo Geraldo da Silva; Tesoureiro – Roberto Fagundes de Resende e Chanceler - ValdirAlves de Souza. A regularização da Loja Marcius da Anunciação Dias pelo Grande Oriente do Brasil  ocorreuem 14 de Maio de 2002.


     Inicialmente a loja foi fundada no oriente de São Sebastião do Oeste-MG, tendo como sede o Sítio Dalevan, de propriedade do Irmão José Francisco, pelo seguinte motivo: para se fundar uma Loja em Divinópolis seriam necessários 21 Irmãos, pois, no oriente já existia uma Loja do Grande Oriente do Brasil. Tal regra legal foi utilizada para não se iniciar uma Loja com Irmãos que simplesmente emprestariam o nome para a criação e nunca mais apareceriam. O que os Irmãos fundadores tinham em mente era começar uma loja sólida.


      Depois de fundada e regularizada, a Loja requereu ao Grande Oriente do Estado de Minas Gerais, a mudança de seu endereço para Divinópolis, sendo que, as sessões da Loja começaram a ocorrer no templo da Loja VeritasVincit.


      Toda nova loja maçônica necessita de novos irmãos começou a cooptar novos membros, futuros irmãosIrmãos que, usando um termo maçônico, viessem reforçar suas colunas. Então em 08 de março de 2003, foi realizada a primeira iniciação e dois novos Irmãos, Sérgio Luis de Vasconcelos Santos e Gilson de Assis Morais Maia, somaram-se aos fundadores, iniciando um processo simbólico e real de fortalecimento da Loja.


      Desde então a Augusta e Venerável Loja Maçônica Marcius da Anunciação Dias vem fortalecendo suas colunas e desenvolvendo trabalhos em prol do município de Divinópolis-MG, do Estado de Minas Gerais e pelo Brasil, na sua intransigente luta pela ética e fraternidade que devem existir entre os homens de bons costumes.


ATA DE FUNDAÇÃO DA AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA
“ MARCIUS DA ANUNCIAÇÃO DIAS ”

      Ata nº 01/2002 – Aos vinte e cinco dias do mês de março do ano de dois mil e dois, no Sítio Dalevan, Distrito de Teixeiras, Município de São Sebastião do Oeste, Estado de Minas Gerais, os Irmãos Roberto Fagundes de Resende – CIM 144361, Rosalvo Geraldo da Silva – CIM 164080, Marcius Alexandre Simões Dias – CIM 184196, Willian Guimarães Madeira – CIM 209488, José Francisco de Oliveira – CIM 169890, Auristelo Luiz do Nascimento – CIM 16348, Valdir Alves de Souza – CIM 155662,  Silvio Eli Barbosa – CIM 169889, Marlúcio de Oliveira – CIM 185150 e Eneo Bernardes de Faria – CIM 198261, todos Mestres Maçons, reuniram-se com a finalidade de fundar uma Loja Maçônica no Município de São Sebastião do Oeste Minas Gerais. Foram indicados para presidir e secretariar a reunião, respectivamente, os Irmãos Roberto Fagundes Resende e Rosalvo Geraldo da Silva. Aberto os trabalhos foi aprovado por unanimidade a fundação da Loja Maçônica a qual também por unanimidade recebeu o nome de AUGUSTA E RESPEITÁVEL LOJA SIMBÓLICA “MARCIUS DA ANUNCIAÇÃO DIAS”, com filiação ao GRANDE ORIENTE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, federado ao GRANDE ORIENTE DO BRASIL. Em seguida foi colocado em votação dia, horário, rito a ser adotado e local de reunião, sendo aprovado por unanimidade reuniões todas as segunda-feira, as 20:00 horas, rito Brasileiro, reunindo temporariamente no Templo da Augusta e Respeitável Loja Maçônica VeritasVincit, situado a Rua Januário de Souza Rocha, 245, Divinópolis – MG. Em seguida foram eleitos para comporem interinamente a Diretoria da Loja os seguintes Irmãos: Venerável – Marcius Alexandre Simões Dias; 1º Vigilante – Marlúcio de Oliveira; 2º Vigilante - Auristelo  Luiz do Nascimento; Orador – Willian Guimarães Madeira; Secretário – Rosalvo Geraldo da Silva; Tesoureiro – Roberto Fagundes de Resende e Chanceler - ValdirAlves de Souza. Ao final, todos os presentes, membros fundadores, afirmaram o compromisso de frequentarem assiduamente os trabalhos da Loja fundada. Nada mais havendo, eu Rosalvo Geraldo da Silva, secretário, lavrei a presente Ata, que após lida e aprovada, será assinada por todos os presentes.

nossa01

nossa02